Como cozinhar polvo

    Postado por

    Já ouvimos (e testamos!) várias maneiras de cozinhar um polvo, mas a melhor dica de preparação que já recebemos até agora foi a seguinte:

    1. Numa panela comum (sem ser de pressão) coloque ½ garrafa de vinho tinto seco e complete com a mesma quantidade de água. Adicione alguns grãos de pimenta do reino e espere ferver.

    2. Quando estiver fervendo segure o polvo e mergulhe no líquido fervente, apenas os tentáculos, por cinco segundos. Tire. Espere ferver novamente.

    3. Mergulhe novamente o polvo, até a metade, por cinco segundos. Tire. Espere ferver novamente.

    4. Coloque o polvo inteiro na panela e deixe cozinhar no líquido por 50 minutos, com a panela tampada, mas sem pressão. Desta maneira o polvo perde aproximadamente 30% do seu peso.

    *Se optar por fazer na pressão coloque o polvo sem nada na panela, apenas uma batata descascada. Depois que pegar pressão deixe por 15 minutos cozinhando. Quando estiver pronto, cheque se a batata está cozida (se estiver o polvo também estará). Desta maneira o polvo perde aproximadamente 50% do peso.

    ARROZ DE POLVO

    p

    INGREDIENTES

    1 polvo cozido

    ½ xícara (chá) de azeite de oliva extra virgem

    ½ xícara (chá) de cebola picada em cubos bem pequenos

    2 dentes de alho picado bem pequeno

    200mL de vinho branco seco

    3 tomates sem pele e sem sementes cortado em cubos

    3 xícaras (chá) de arroz agulhinha cozido

    ½ maço de brócolis, cortado em pedaços pequenos

    Salsinha picada a gosto

    Sal e pimenta do reino a gosto

    MODO DE FAZER

    1. Corte o polvo cozido em pedaços de 1cm.

    2. Leve uma panela grande para aquecer, coloque o azeite e grelhe o polvo até dourar levemente. Reserve em um recipiente.

    3. Coloque mais azeite na frigideira que grelhou o polvo e refogue a cebola, alho e o brócolis. Coloque o vinho branco e deixe evaporar. Junte o tomate e cozinhe até começar a desmanchar.

    4. Volte o polvo para a panela. Adicione a pimenta picada e o arroz cozido. Regue com um pouco de azeite e misture bem todos os ingredientes. Corrija o sal e a pimenta.

    5. Por último, coloque a salsinha picada. Cozinhe por mais 5 minutos. Sirva imediatamente.

    Rendimento: 6 porções
    Tempo de Preparo: 2 horas
    Dificuldade: Média


6 ideias sobre “Como cozinhar polvo

  1. Bom dia, pessoal! Tudo bem? Passei para deixar meu agradecimento, pois sou Cake designer há quase 10 anos, passo grande parte do meu dia na cozinha fazendo bolos, recheios, decorações em açúcar e nunca quis muito me aventurar em cozinhar… Até conhecer vocês! Amando tudo que vocês ensinam! E quanta lindeza, né? Tenho um site, mas estou reestruturando algumas coisas, então, deixo meu Instagram @docevitrine para me conhecerem mais. :) Blog lindo, site perfeito! OBRIGADA!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>