Para que serve o iodo

    Postado por

    Encontrado no mar ou no solo, o mineral iodo deve estar em pequena concentração em nosso organismo. No corpo humano, o iodo encontra-se em maior concentração na tireoide.

    Ele é fundamental para a formação dos hormônios dessa glândula – responsável, entre outras coisas, por deixar o metabolismo mais lento ou não. Também é importante no desenvolvimento dos neurônios, na reprodução, na conversão de betacaroteno em vitamina A e na atuação de várias enzimas.

    Sua deficiência pode ser causada por baixa ingestão, por problemas de saúde que provocam baixa absorção ou alimentos que competem pela absorção. O bócio (aumento do volume da tireoide) é o quadro clínico mais conhecido pela deficiência ou excesso de iodo, causando desequilíbrio na glândula da tireoide (hipo ou hipertiroidismo).

    Encontre o iodo

    Origem animal: Frutos do mar (ostras e moluscos), peixes (de água salgada como: atum e bacalhau) e algas (kombu, kelp, agar-agar, aramé, clorela,  espirulina e wakamé)

    Origem vegetal: Só se forem oriundos de solos ricos em iodo. Sal de cozinha (iodado), diferentemente do sal grosso, é uma fonte de iodo. Porém, deve-se ter cautela ao consumo excessivo de sal. A água clorada e a sucralose, que contém moléculas de cloro, competem pelo mesmo sítio de absorção de iodo.

    Bacalhau é fonte de iodo!

    Por Dai Cavalcanti

    Consultora nutricional e personal diet


6 ideias sobre “Para que serve o iodo

  1. minha mãe tem hipotiriodismo si ela comer bacalhau não prescisa tomar iodo?ela sofre muito com essa doença oque fAZER PRA ELA SE SENTIR MELHOR,POR FAVOR ME AJUDE BJS!!!OBRIGADA PELA ATENÇÃO.

  2. Pode-se passar um pouco de iodo no punho embebido em algodão. Deve desaparecer em 4 horas. Se levar mais que 4 horas para ser absorvido, é excesso; menos, é falta. Neste caso, pode-se aplicar nos punhos e na sola dos pés diariamente até que o nível se torne normal, sempre controlando para não exceder, pois o excesso de iodo pois pode causar insônia, palpitação e outros efeitos colaterais.

  3. tambem sinto muito mal , sinto muito cansaço dificulddade para engolir dores no corpo. estou em busca de uma solução, um senhor indicou para comer ração de passarinho a que contem iodo so encotrei no nordeste ele disse para mim que a esposa dele tinha problemas na tireoide e ela ficou bem com ração de passarinho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>