Como cuidar de queimaduras

    Postado por

    Quem se aventura na cozinha sabe que corre o risco de se cortar ou se queimar. Por isso, hoje nossas dicas são para aliviar a dor e curar uma queimadura o mais rápido possível. Quem nunca foi retirar uma assadeira do forno e encostou o braço nas grades ou porta do forno? Na hora, a vontade é de gritar! Sem contar que, quando você queima as mãos, tudo o que você encosta vai direto do machucadinho dolorido…

    Fotos: SXC

    Abaixo vão algumas dicas de alívio para essas ‘marcas amigas’ da cozinha:

    - Logo após se queimar vá direto para uma pia com água corrente. Deixe o local ferido embaixo da água corrente por alguns minutos. (Esse deve ser o primeiro passo: esfriar a pele o mais rápido possível, pois ela continua cozinhando com o calor, agravando ainda mais o ferimento).

    - Em hipótese nenhuma utilize óleo, pasta de dente ou outros produtos caseiros que te indicarem. Gelo também não deve ser colocado. A área atingida fica com a sensibilidade prejudicada e, se colocar gelo, com certeza irá se queimar ainda mais com a baixa temperatura na pele machucada.

    - Existem algumas pomadas no mercado que são ótimas para queimaduras. São elas:

    Unguento de Butresin: o nome é feio, mas essa pomada é milagrosa e vale muito a pena deixar uma em alguma das gavetas da cozinha. Eu ando com a minha na bolsa! Mas cuidado para não manchar sua roupa de amarelo (a tonalidade da pomada é um amarelo gema).
    Biafine ACT: produzida na França e milagrosa também. Porém, é um pouco mais difícil de encontrá-la no Brasil.

    - Não utilize nenhuma dessas pomadas sem antes olhar a formulação e certificar-se que não é alérgico a nenhum dos componentes.

    - A não ser que você sofra uma queimadura de 2º e 3º grau (nesses casos você deve procurar um atendimento médico o mais rápido possível), nunca tampe a queimadura com curativos e band aid. A cicatrização pode demorar o dobro do tempo e a chance de inflamação é maior.

    No related content found.


13 ideias sobre “Como cuidar de queimaduras

  1. me queimei com água fervendo no abdomen, fui no médico e ele falou que foi queimadura de 2° grau e me receitou a pomada sulfadiazina de prata, falou que era pra passar a pomada e cobrir com gazes.

  2. Me queimei na panela próximo ao seio, ,usei nebacetim, e agora oleo de rosa mosqueta, a pele não descascou totalmente e esta cor de rosa.Será que estou fazendo o procedimento correto, e ela esta demorando para clarear,tem 13 dias que me queimei…Por favor me ajudem

  3. gostaria de saber uma pomada milagrosa para queimadura de 2 grau,pois a minha filha se queimou com sopa quente..e a pomada q o medico passou(aloax) não estou vendo resultado..me ajude e obrigada.

  4. Quemei todo meu ante braco com vapor
    Foi queimadura de 2 grau a medica me passou a pomoda sulfadina de prata e falo
    P mim trokar o curativo toda noite.mas curativo nao vai prejudicar a cicatrizacao??
    Me ajude
    m.grato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>